EnglishPortugueseSpanish

19 de março de 2022

Por que o preço do óleo de soja de cozinha tem subido tanto?

O óleo de soja está presente na dieta e alimentação da maioria das casas brasileiras, por esse motivo, o aumento de preço tem sido muito discutido por todo o país. Mas você sabe a causa?

O preço da embalagem de 900ml era de R$ 3,96, em maio de 2021 o valor de venda chegou a R$ 9,55 em média. Podendo ser um valor bem mais alto dependendo da marca.

Especialistas apontam que os principais motivos do aumento desenfreado no valor do óleo de soja de cozinha é a desvalorização do real e o aumento do preço da soja. Entenda:

Uma das causas foi a desvalorização do real, que foi muito forte, mais ou menos 39%. Ou seja, subiu o preço da soja em dólar, além do real ter desvalorizado. Com isso, as operações que envolvem o grão também ficaram mais caras e o produtor repassa esse custo para os produtos finais, como o óleo de cozinha.

Outro ponto foi que as exportações aumentaram na safra 2021, isto quer dizer que das toneladas produzidas no país, a maioria é exportada, ou seja: está faltando soja para o mercado nacional. E quando a procura é maior que a oferta, os preços sobem.

Por conta disso, é difícil que o preço do óleo de soja saia do patamar que está hoje. Não há motivo para imaginar que vai ficar muito abaixo desse nível.

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram