EnglishPortugueseSpanish

21 de setembro de 2022

Soja: pesquisa com produtores revela os maiores desafios da cultura

Para traçar um cenário do setor, estudo entrevistou donos de fazenda e engenheiros agrônomos

A plataforma Climate Fieldview realizou uma pesquisa inédita com produtores de soja no Brasil. O objetivo foi entender como está o cenário que vai desde o cultivo até a colheita. Os respondentes foram taxativos: custos de produção e oscilação do dólar estão entre os maiores desafios.

Dos respondentes, 61% são donos de fazenda e 28% agrônomos. Eles ajudaram a traçar um panorama do cenário atual da plantação do grão e entender quais as dificuldades e principais ferramentas utilizadas para ganhos positivos na produção.

pesquisa com produtores

Veja os principais tópicos abordados pela pesquisa

Comercialização da soja

Para 42% dos respondentes, a maior preocupação na hora de comercializar o produto é o preço da saca. 

Principais desafios

plantação de soja

Para 62% dos respondentes, o monitoramento é o segredo para resolver problemas com a lavoura

Para 72% dos entrevistados, o clima é um entrave que preocupa na hora da produção. Já para 14% o preço da commodity é o principal desafio do mercado.

Impactos na rentabilidade da soja

Os maiores receios do produtor giram em torno dos custos da produção. 70% apontaram essa preocupação e 11% se inquietam com a competitividade do mercado. Já a oscilação do dólar é a preocupação de 43% dos resultados. 18% apontam a restrição dos compradores como um problema na hora da venda da soja.

Para 58% dos respondentes a tecnologia agronômica, como prescrições e imagens de satélite, é a ferramenta mais efetiva para prever problemas na lavoura. 16% preferem tecnologia em máquinas de telemetria e 25% optam por cuidar mais do clima.

O que vem pela frente

Tecnologia e capacitação profissional para o avanço da cultura são obstáculos apontados

A pesquisa também questionou a respeito dos maiores desafios que os produtores enxergam para o futuro. Para 36% dos entrevistados, investir mais em conectividade é crucial para melhorar a produção de soja no país. Já para 34%, os profissionais capacitados são o foco e a falta deles é o maior problema.

Para as próximas lavouras, tecnologia e capacitação são os maiores desafios apontados pela maioria.

Com o objetivo de munir o produtor de informação, a Climate Fieldview lançou um guia completo da soja com mais de 20 páginas explicando tudo sobre a cultura. Acesse aqui.

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram