Vazio sanitário já se encerrou em dez estados
EnglishPortugueseSpanish

27 de setembro de 2022

Soja: chuva no Sul, Sudeste e CO. Veja a previsão até sexta-feira

Vazio sanitário já se encerrou em dez estados e está prestes a terminar em outros seis. Confira onde chove

soja MS chuva

Início do plantio da soja com chuva em algumas regiões produtoras. Foto: Carolina Lorencetti

O período de vazio sanitário da soja já se encerrou em dez estados e está prestes a terminar em outros seis. Assim, os produtores começam a entrar com as máquinas em campo rumo a mais uma semeadura. Portanto, saber da incidência de chuva em cada estado e região é essencial para que a lavoura inicie e permaneça nas melhores condições.

Por isso, a partir da próxima segunda-feira (3 de outubro) o Projeto Soja Brasil trará dois boletins semanais com a jornalista especializada em climatologia Pryscilla Paiva. Contudo, antes disso, acompanhe a previsão para o restante desta semana com as informações do boletim da Climatempo, parceira do projeto:

Sul

Quarta-feira (28)

O tempo continua instável e com chuva de até forte intensidade, podendo vir com raios e rajadas de vento no Paraná. Em Santa Catarina, exceto pelo litoral sul, há previsão de chuva a qualquer hora do dia, inclusive em Florianópolis. No estado gaúcho, há condições para pancadas de chuva com trovoadas no oeste, noroeste e norte. Nas demais áreas, tempo firme, mas em Porto Alegre pode chuviscar pela manhã.

Quinta (29):

De Ivaí a Grande Curitiba, previsão de apenas chuviscos. Nas demais áreas do estado, assim como em Florianópolis, oeste e sul de Santa Catarina e no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul, pode chover em vários momentos do dia.

Sexta (30):

O mês de setembro se despede com chuva na Região Sul do país. Há condições para pancadas de moderada a forte intensidade no estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O tempo tende a ficar bastante carregado ao longo do dia.

Sudeste

Quarta:

Continua o potencial para chuva forte na maior parte do estado de São Paulo, inclusive na capital. Assim como no centro-sul do estado fluminense, bem como no Grande Rio e no sudeste mineiro, atenção que a chuva será bem volumosa pelos estados de SP, RJ e parte de MG, com condições para danos. No Espírito Santo as chuvas continuam mais isoladas, inclusive em Vitória. Na Grande Belo Horizonte, pode chover em vários momentos do dia.

Quinta:

Há previsão de chuva na maior parte da Região Sudeste. O tempo fica mais carregado no litoral de São Paulo, na capital paulista, Vale do Paraíba, estado do Rio de Janeiro, bem como na capital fluminense.

Sexta:

O mês de setembro se despede com previsão para pancadas de chuva na maior parte da região. Na Grande São Paulo, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Grande Rio e litoral sul fluminense, o dia segue muito instável e propício a chuva em vários momentos. Em Vitória, as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia e na Grande Belo Horizonte as pancadas podem vir com trovoadas a partir da tarde.

Centro-Oeste

Quarta:

As instabilidades são reforçadas por um corredor de umidade que vem do interior do continente. O tempo é severo em Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul, podendo ter acumulados elevados.

Quinta:

As instabilidades ainda podem provocar chuva de moderada a forte intensidade em Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande e sul do estado, assim como na faixa oeste de Mato Grosso. Em Brasília e centro-norte de Goiás, tempo firme, com sol e poucas nuvens.

Sexta:

O tempo continua firme em Brasília, centro-norte de Goiás, e também no centro-leste e nordeste de Mato Grosso, bem como em Cuiabá. Nas demais áreas da Região, há condições para pancadas de chuva. Em Campo Grande, pode chover em vários momentos do dia.

Nordeste

Quarta:

O tempo firme e seco predomina em grande parte da região. No litoral leste e norte há mais variação de nebulosidade e pode chover a qualquer hora do dia, mas de forma isolada e fraca.

Quinta:

Os ventos que sopram do mar ainda mantém a umidade na costa norte e leste da Região, mas pouca chuva é prevista e de forma passageira. O interior continua com tempo firme, seco e muito calor à tarde.

Sexta:

Exceto pela costa cearense, há previsão de chuvas isoladas ao longo do litoral nordestino, bem como em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e São Luís. No interior da Região, predomínio de tempo firme, com sol e poucas nuvens.

Norte

Quarta:

O tempo firme predomina em Tocantins, enquanto nos demais estados a chuva é persistente. Os acumulados são elevados no Amazonas e em Rondônia. As pancadas de chuva são acompanhadas de trovoadas.

Quinta:

Não chove em Tocantins e no sudeste do Pará. A chuva começa a ganhar intensidade no Acre e em Rondônia e acontece em vários momentos do dia. As demais áreas terão um dia de sol, calor e pancadas de chuva, intercalando períodos de melhoria.

Sexta:

Não chove em Tocantins, no Amapá e noroeste do Pará. Contudo, nas demais áreas da Região, há condições para pancadas de chuva com trovoadas.

chuva e sol

Chuva no Sul, CO e SE. Tempo firme no Norte e Nordeste. Foto: Montagem Canal Rural

POR VICTOR FAVERIN

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram