exportações de óleo e farelo de soja chegaram próximas a 20 milhões de toneladas
EnglishPortugueseSpanish

29 de novembro de 2022

Soja: exportações de óleo e farelo registram recorde

Demanda de farelo e óleo tem recorde elevado.

A demanda, tanto de farelo como o de óleo de soja, está aquecida, o que mantêm os preços no mercado internacional em patamares elevados.

As exportações de óleo e farelo de soja chegaram próximas a 20 milhões de toneladas de janeiro a outubro de 2022

No ano passado, quando no mesmo ciclo foram exportadas 15,55 milhões de toneladas dos dois produtos, a quantidade vendida representa um aumento de aproximadamente 28%

Demanda de farelo e óleo recorde elevado

Neste cenário favorável, a expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que as exportações dos dois produtos fiquem em torno de 22,5 milhões de toneladas.

A demanda, tanto de farelo como o de óleo de soja, está aquecida, o que mantêm os preços no mercado internacional em patamares elevados.

“Menor demanda de biodiesel no mercado interno, o que possibilitou essa maior exportação mesmo com uma quebra na safra” — Leonardo Amazonas

“No Brasil houve uma menor demanda de biodiesel, o que possibilitou essa maior exportação mesmo com uma quebra na safra brasileira da oleaginosa”. Destaca, Leonardo Amazonas.

As vendas de óleo e farelo de soja pelo Brasil

óleo de soja - boletim agroexport - capa

Foto: Freepik

Apenas para o óleo de soja, os embarques ultrapassam 2,16 milhões de toneladas, quantitativo 63% superior ao exportado no mesmo período de 2021. Destaque para as compras realizadas pela Índia, principal mercado consumidor.

As vendas para o país asiático dobraram se comparadas ao mesmo período de 2021, saindo de cerca de 642 toneladas para 1,27 mil toneladas. Se utilizarmos como base o ano de 2020, o crescimento chega a 235%.

Para o farelo de soja, as exportações chegaram a 17,75 milhões de toneladas, aumento de 25% em relação ao volume do ano passado.

Se considerarmos a Indonésia, o destino do farelo chegam a 2,6 milhões de toneladas frente a 1,94 milhões de toneladas, uma alta de 34%.

Os dados de importação e exportação da soja, estão disponíveis no 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23, divulgado no site da companhia.

Já a análise de mercado da oleaginosa pode ser encontrada no Boletim AgroConab.

Demanda de farelo e óleo recorde elevado

Fonte: Canal Rural

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
exportações de óleo e farelo de soja chegaram próximas a 20 milhões de toneladasenvelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram