EnglishPortugueseSpanish

7 de dezembro de 2022

Dieta de alto grão para confinamento bovino

O que é a dieta de alto grão?

Dietas de alto grão possuem mais de 65% de grãos de matéria seca, podendo chegar a 90%. Enfim, o uso dessa dieta, quando bem conduzida, diminui o ciclo de produção e permite alto desempenho dos animais.

A dieta rica em concentrado, aumenta a produção de propionato dentro do rúmen aumenta a síntese de gordura e proteína, proporcionando maior qualidade da carcaça.

Quais as vantagens da dieta de alto grão?

Realizar o confinamento com dieta de alto grão é uma alternativa para produtores com pouca área, ou que precisam liberar a área para lavouras de verão ou inverno.

Além disso, essa dieta proporciona bons resultados e a escolha do grão e depende da disponibilidade na propriedade e/ou custo para aquisição. A dieta de alto grão tem inúmeros benefícios, como:

Aumento de energia da dieta

Quando há um maior consumo de energia pelo animal, maior a capacidade de ganhar peso.

Redução da necessidade de área para a produção de volumoso

Com a dieta de alto grão, as áreas antes destinadas para a produção de silagem, também poderão ser usadas para outras categorias de animais.

Redução da linha de cocho

Com a redução nos custos de infraestrutura, a linha de cocho pode diminuir par5a 50 cm com dieta de alto grão.

Maior ganho de peso

A dieta de alto grão tem alto teor energético da dieta, causando aumento no ganho de peso.

Rápida deposição de gordura na carcaça

Com a alta densidade energética, maior o peso ao abate, conferindo uma carcaça de melhor qualidade e maior valor agregado.

Esses fatores por sua vez, estão relacionados com o tempo de permanência dos animas e na eficiência de transformar o alimento em ganho de peso. Por isso é importante monitorar frequentemente desde a adaptação até o comportamento dos animais no cocho, passando pela qualidade da dieta e investimento financeiro.

Como funciona a dieta do alto grão? 

A dieta de alto grão funciona pela mistura de mais de 60% de concentrando e 40% de volumoso, no entanto os alimentos concentrados podem compor até 90% da dieta, pois ela tem um uso de ingredientes que são ricos em energia e com poucas fibras. Assim a dieta tem um aumento diário de peso e melhora a eficiência alimentar.

Quais raças são adeptas a dieta de alto grão?

 Entre as raças de bovinos que são de fácil adaptação a esse tipo de dieta são: Nelore e Gir. No entanto para se ter um bom resultado é preciso que se tenha o mínimo de fibra, quando o teor de amido é menor que 75% de matéria seca.

No entanto esses animais estão sujeitos a acidose ruminal, veja abaixo os principais cuidados que é preciso ter para evitar prejuízos,

Quais os cuidados na adoção da dieta de alto grão

Veja abaixo os principais cuidados ao adotar a dieta de alto grão no confinamento do rebanho:

Faça um período de adaptação com a nova dieta

Para evitar problemas metabólicos como a acidose ruminal, é necessário passar por um período de adaptação.  A adoção de novas dietas causa mudanças no rúmen principalmente quando o mesmo passa a ter um aumento de grãos que provoca maior fermentação e produção de ácidos graxos voláteis, diminuindo o pH do rumen levando a uma acidose ruminal que pode ser, clínica ou subclínica.

Animais com acidose demoram mais para ganhar peso e acumular gordura na carcaça, sendo necessário passar mais tempo no confinamento.

Enfim, para evitar esse problema, faça um período de 14 dias de adaptação onde os animais recebem diferentes proporções de volumosos e concentrado, antes da dieta definitiva. Além disso, sempre tenha o acompanhamento de um profissional para fazer essa transição da melhor forma possível.

Escolha do grão

Existem vários grãos que podem ser utilizados, sendo que cada um tem uma composição diferente de nutrientes. O profissional deverá avaliar qual a melhor opção para o confinamento, considerando, como por exemplo:

  • As metas de desempenho
  • Uso de suplementos
  • Transporte
  • Armazenamento dos grãos

Uso de tamponante

Para dietas de alto grão, o uso de tamponantes é essencial. Em geral ele é peletizado e contém uma quantidade baixa de fibra, vitaminas e minerais.

Disponibilidade de água

Não se deve restringir o acesso dos animais à água de qualidade.

Fonte: Tecbov

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram