EnglishPortugueseSpanish

15 de dezembro de 2022

Alta do PIB Agropecuário de 11,6% em 2023

Estimativas elevadas para a produção de soja justificam o crescimento na previsão da produção vegetal para o próximo ano.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (14), nota com revisão das projeções para o setor agropecuário em 2022 e 2023.

ipea-crescimento-pib

Na previsão anterior, os autores utilizaram como base as projeções de estimativas da publicação “Perspectivas para a Agropecuária – Safra 2022/2023”,

divulgada pela Conab em agosto, tanto para a produção vegetal quanto para a produção animal.

No que diz respeito à produção animal, há perspectiva de crescimento para todos os segmentos.

O segmento de bovinos ainda deve se beneficiar da fase positiva do seu ciclo de produção em 2023 antes do início da retenção de fêmeas para reposição do rebanho,

a produção de suínos permanece em patamares elevados apesar da redução da demanda chinesa e a produção de leite apresenta uma tendência de melhora que permite projetar um ano seguinte de recuperação.

https://grupozaamp.com.br/

Para a produção animal, a estimativa de crescimento foi revista de 4,1% para 5,7%.

O que motivou a nova previsão para 2022 foi a revisão pelo IBGE do resultado do Sistema de Contas Nacionais anuais e trimestrais para o setor agropecuário no período de 2020.

No primeiro semestre deste ano e o forte crescimento da produção de bovinos no terceiro trimestre deste ano.

A revisão do recuo da produção vegetal em 2022

é justificada pelas estimativas para a produção de soja e laranja.

Principal produto da produção vegetal e do setor agropecuário, a soja vem registrando melhora nas estimativas de produção desde março deste ano.

A produção animal também contou com

revisão para cima na nova estimativa e foi o componente que mais contribuiu para o novo número do VA do setor agropecuário em 2022.

Na contramão do desempenho positivo registrado pelos segmentos da produção animal, o leite apresentou a terceira queda seguida no resultado interanual.

https://grupozaamp.com.br/

A produção de leite caiu 1,7% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

Fonte: Canal Rural

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram