EnglishPortugueseSpanish

5 de janeiro de 2023

O que esperar do mercado do boi em 2023?

O mercado de boi gordo brasileiro está em um momento de franca expansão, é o que diz a consultoria Safras & Mercado. De acordo com o analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias,  os pecuaristas brasileiros realizaram uma série de investimentos a partir do segundo semestre de 2019.

boi

Foto: Arnaldo Alves / AEN

Os ganhos de capacidade produtiva, após todo o investimento realizado foram perceptíveis em 2022, com avanço gradual da oferta de animais de reposição. A tendência é que em 2023 o crescimento da oferta de animais da categoria seja ainda mais notável.

Boi

A expectativa é que o Brasil abata em torno de 33,6 milhões de bovinos no próximo ano. O crescimento é de aproximadamente 3,9% na comparação com 2022, em que foram abatidos 32,34 milhões de cabeças.

A consequência do aumento do número de animais abatidos é bastante lógica: haverá avanço da produção de carne bovina. Em 2023 o Brasil deve produzir em torno de 9,0 milhões de toneladas em equivalente carcaça, ante uma produção de 8,7 milhões de toneladas em equivalente carcaça esperadas para 2022.

No que tange às exportações, Iglesias entende que o Brasil deve manter a liderança global dos embarques de carne bovina em 2023, no entanto, sem repetir os números espetaculares registrados em 2022. “Os últimos meses do ano corrente serviram de alerta, com agressivo processo de renegociação de contratos por parte dos importadores chineses”, destaca.

No próximo ano a expectativa é de aumento da produção de carne bovina na China para 7,5 milhões de toneladas, ante a produção de 7,1 milhões de toneladas em 2022. Ou seja, serão 400 mil toneladas a mais entre um ano e outro. Haverá menor dependência das importações para atender a demanda doméstica chinesa.

Exportações e mercado doméstico    

No entanto, conforme Iglesias, o Brasil seguirá exportando grandes volumes de carne bovina. Isto deve ocorrer por conta dos preços mais competitivos e maior capacidade produtiva para atender a demanda global na comparação aos nossos grandes concorrentes. Os Estados Unidos atravessam um processo de encolhimento em seu rebanho, da mesma maneira que a União Europeia.

Argentina e Uruguai também experimentam maiores dificuldades em termos de capacidade produtiva. A Austrália atravessa também um lento processo de recomposição de seu rebanho.

qualidade | produtividade | economia

faça um orçamento

orçamento
Somos fabricantes de equipamentos especialistas no desenvolvimento de tecnologia referência na transformação dos grãos, com eficiência e tecnologia avançada. Desenvolvemos com facilidade e eficiência sistemas único de esmagamento de grãos sendo o melhor do mundo.
© Copyright 2020 - ZAAMP - Todos os direitos reservados
envelopephone-handsetmap-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram